Diário de uma Busca.


25/08/2006


Sobre a Natureza Humana

Eu concordo com Hobbes, quando ele coloca que no estado de natureza, o homem vivia numa “guerra de todos contra todos”, mas na minha opinião mesmo com o advento da sociedade essa guerra continua, foi apenas reprimida pelas convenções sociais. Mas ainda assim, vemos tanto homens matando outros, fazendo intrigas, desejando a infelicidade do próximo.
É a guerra continua, só que agora não a levamos tão a sério, por medo das sanções que o direito nos impõe, pela religião dizer que temos que amar o próximo e que matar é pecado, a sociedade dizer que temos que ser bonszinhos. Somente reprimimos nosso instinto, uma prova disto é que todo mundo, ou quase todo mundo, para não ser tão radical, uma vez pelo menos já pensou em matar alguém.
É isso mesmo quem de nós um dia não teve vontade de matar aquele chefe que nos humilhou, aquela amiga que nos fez uma falsidade, aquele namorado que nos traiu, aquela namorada antipática da pessoa que a gente gosta?
Que explicação melhor poderíamos dar para toda esta violência que paira sobre o mundo hoje, e que sempre existiu? Senão a natureza humana? É, de fato, uma lógica um pouco dura, anti-cristã, mas a realidade também é dura.
Ligamos a TV todos os dias pessoas morrendo, sendo assassinadas, torturadas, e para falar a verdade já nem nos importamos mais, já nos acostumamos, só pensamos em nos proteger. De nós mesmos, se formos pensar na sociedade como um organismo biológico composto por células individualizadas, no entanto somos todos responsáveis pelo adoecimento da humanidade.

Escrito por INCOMPREENDIDA às 18h55
[ ] [ envie esta mensagem ]
 

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, Rio Vermelho, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, Italian, Livros, Música
MSN - fauinlove@hotmail.com

Histórico